logo

Regional

Pedro Henry renuncia após STF determinar sua prisão


Por Agência Estado

img

Deputado é um dos 25 condenados no mensalão e foi o terceiro condenado no processo a entregar o cargo

 O deputado federal Pedro Henry (PP-MT) renunciou ao mandato e se entregou à Polícia Federal, nesta sexta-feira, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar sua prisão. Henry é um dos 25 condenados no mensalão, esquema de desvio de recursos públicos usados para a compra de apoio parlamentar a projetos de interesse do governo federal. O deputado pegou sete anos e dois meses de detenção pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Antes de se entregar, em texto dirigido a Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar declarou sua inocência e diz não querer expor a instituição. "Apesar de abreviar em um ano este mandato, meu sentimento é de dever cumprido para com os Mato-grossenses", afirmou no texto.

A renúncia protocolada na secretaria da Mesa da Câmara dos Deputados suspende a reunião agendada para a próxima quarta-feira (18) quando o colegiado decidiria sobre a abertura do processo de cassação do deputado. De acordo com assessores da Casa, a carta de renúncia será lida na primeira sessão da segunda-feira (16), mas o pedido já foi registrado e considerado como oficial pela Câmara.

Outros dois ex-deputados condenados no mesmo processo e já presos, José Genoino e Valdemar Costa Neto, também optaram por renunciar aos mandatos para não enfrentar processo de cassação.


TENSÃO NO AR

Avião com deputado Avallone faz pouso forçado em Aragarças (GO) após pane no trem de pouso

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e sua equipe passaram por momentos de tensão nesta quarta-feira (3), quando a aeronave em que estavam precisou realizar um pouso forçado no Aeródromo de Aragarças (GO). Vídeos registraram o momento da aterrissagem, realizada a menos de 500 metros do Hospital Municipal Getúlio Vargas, no centro da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil,...


ARTIGO

Saúde emocional e ESG: Como os riscos psicossociais afetam pessoas e negócios

O sucesso corporativo, por muito tempo, foi medido apenas por lucros e resultados financeiros. Hoje, em um mercado que clama por transparência e responsabilidade, o conceito de sucesso se expandiu. A performance de uma empresa agora é inseparável de sua atuação nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG). É justamente nesse contexto que a as atualizações da NR1 Norma Regulamentadora...


FLAGRANTE

Homem é preso em MT por agressão a mulher e porte ilegal de arma de fogo

Em meio a uma discussão, o suspeito teria empurrado a vítima contra uma pia, causando ferimentos, e a ameaçado com uma faca.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.